CAPOEIRA é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é bailado, é disputa -- simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos.
Na Capoeira, os contendores não são adversários, são "camaradas". Não lutam, fingem lutar. Procuram - genialmente - dar a visão artística de um combate. Acima do espírito de competição, há neles um sentido de beleza. O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta.
A capoeira é a tradição de uma raça guerreira, sintonia fluente do jogo de faz de conta, harmonia entre o duelo e a dança, o alimento da lama através da música, redenção da gravidade ao desdobramento do corpo. Salve a capoeira! Valeu Menina, pro postar sobre a nossa arte de jogar.
ResponderExcluirErasmo Portavoz.
Gostaria de saber sobre livros que falam da Capoeira, frases, citações de autores.
ResponderExcluirIrei apresentar na Universidade sobre a Capoeira e estou precisando de dicas, informações para que quem não conhece veja como é importante a Capoeira nas Escolas, na vida do indivíduo.. Também preciso confeccionar alguns instrumentos e nem sei por onde começar.
Aguardo retorno.
Obrigada Elaine.