Páginas

domingo, 14 de agosto de 2011

Capoeira - Por Dias Gomes


CAPOEIRA é luta de bailarinos. É dança de gladiadores. É duelo de camaradas. É jogo, é bailado, é disputa -- simbiose perfeita de força e ritmo, poesia e agilidade. Única em que os movimentos são comandados pela música e pelo canto. A submissão da força ao ritmo. Da violência à melodia. A sublimação dos antagonismos.

Na Capoeira, os contendores não são adversários, são "camaradas". Não lutam, fingem lutar. Procuram - genialmente - dar a visão artística de um combate. Acima do espírito de competição, há neles um sentido de beleza. O capoeira é um artista e um atleta, um jogador e um poeta.


2 comentários:

  1. A capoeira é a tradição de uma raça guerreira, sintonia fluente do jogo de faz de conta, harmonia entre o duelo e a dança, o alimento da lama através da música, redenção da gravidade ao desdobramento do corpo. Salve a capoeira! Valeu Menina, pro postar sobre a nossa arte de jogar.
    Erasmo Portavoz.

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber sobre livros que falam da Capoeira, frases, citações de autores.
    Irei apresentar na Universidade sobre a Capoeira e estou precisando de dicas, informações para que quem não conhece veja como é importante a Capoeira nas Escolas, na vida do indivíduo.. Também preciso confeccionar alguns instrumentos e nem sei por onde começar.
    Aguardo retorno.
    Obrigada Elaine.

    ResponderExcluir

Ah...fala o que achou pô!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...